31 maio 2012

A MULHER E A 'TRÍPLICE ALIANÇA"






Assim como Alemanha,Áustria-Hungria e Itália em 1882 juraram uma união para proteção mútua,homens mas principalmente mulheres padecem há tempos de outra aliança tripla pra seu desgosto estético entre os Reinos:




CELULITE,
FLACIDEZ e
GORDURA LOCALIZADA .................



Todo mundo tem pelo menos um pouco de cada!



O problema é que de um modo geral esses quadros se associam,um acentuando o outro e,de acordo com a capacidade individual de não aceitação do inestético,o individuo se desespera!

Na dependência da genética e de hábitos de vida,a paciente apresenta um quadro mais ou menos intenso e também uma capacidade particular de uma melhora segundo um tratamento específico.

O que se vê no consultório é uma dificuldade de diferenciação dessas alterações pela paciente e às vezes até do médico,obviamente seguindo sua formação e experiência.

Desse modo acho interessante comentar uma alteração por vez.






GORDURA LOCALIZADA


É a presença de tecido gorduroso em locais específicos.São concentrações "autonômas" de gordura,quer dizer que não diminuem muito com dietas e exercicios.
São diretamente ligadas à genética.Uma paciente tem mas às vezes sua irmã,não.Entretanto seu volume depende dos hábitos de vida.
Essa gordura de algum modo "pesa" e pode com o passar do tempo,acntuar uma flacidez,o que é típico nos braços( o "tiauzinho").Seu tratamento de escolha é sua retirada com lipo,de preferência,ou tratamentos com ultrassons focados que não a retira totalmente.




FLACIDEZ



É por definição uma limitação na tensão da pele.Suas fibras  permitem uma super distensão!
Independe da cor da pele.
Há pessoas negras e orientais que apresentam flacidez de pele.

Ela é acentuada por distensões em geral como na gravidez,como na foto ou,o que tem se tornado muito comum hoje,depois de grandes perdas de peso como nas cirurgias de redução de estômago.Também tá diretamente ligada ao excesso de sol.Ele altera o DNA das células da pele.
A flacidez é acentuada com o passar dos anos.Claro, idade não é sinônimo disso porém fica pouco-a-pouco mais intensa.




CELULITE



Esse é um capítulo que merece um "post" personalizado!

Em síntese é uma alteração profunda e paulatina na arquitetura da gordura abaixo da pele.
Existem mil teorias.Cada um fala do que melhor entende.É um problema de retenção de líquidos,de hormônios,disso e daquilo.Ninguém tem uma explicação clara embora haja um pouco de tudo isso.

O fato é que a gordura vai perdendo seu arranjo formando "altos" e retrações.Esse processo ajuda no aparecimento de flacidez e às vezes de nódulos de gordura localizada.Tem tendência a se acentuar e valem a pena procedimentos como drenagens e alguns procedimentos médicos.





Tudo didático é ótimo.Infelizmente no consultório o que se vê é a associação de tudo:
Muitas pacientes queixam-se de celulite que é gordura localizada,
flacidez que é celulite,
gordura localizada que é flacidez.


Elas não precisam exatamente saber diagnosticar nada,exceto que estão infelizes com as alterações em seus corpos.


Cabe a nós,cirurgiões,essa descoberta.Cabe especificamente ao Cirurgião Plástico!

Ele é que sabe se a flacidez é suficientemente intensa que justifique uma cirurgia pro' excesso de pele.Se não,uma pequena lipo pra  gordura localizada!Cabe ainda a ele dominar técnicas de tratamento da celulite ou ainda o melhor conjunto de procedimentos nas associações dessa "tríplice aliança"





Cabe principalmente ao Cirurgião Plástico penetrar a alma humana e perceber o que realmente incomoda sua paciente,o que muitas vezes pode ser.....nada!


É isso aí.
Um abraço,Mucio Porto.


3 comentários:

  1. Gostei muito do relato. Concordo com tudo o que está escrito de forma simples e clara para que todas nós possamos entender.
    É importante saber que você existe para resolver nssos "probleminhas".
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou.Continue nos acompanhando.
      Um abraço,
      Mucio Porto.

      Excluir
  2. Gostei muito do relato. Concordo com tudo o que está escrito de forma simples e clara para que todas nós possamos entender.
    É importante saber que você existe para resolver nssos "probleminhas".
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Olá! Seja bem-vindo(a) ao nosso blog. Sinta-se a vontade para comentar.