13 junho 2012

DRENAGEM LINFÁTICA PÓS-OPERATÓRIA









O nosso sistema linfático é um imenso sistema de pequenos canais que não se comunicam,pelo menos nas extremidades do corpo,com artérias e veias.


Os vasos linfáticos que o compõem são como "dedos de luva" que vão se unindo à medida que vão em direção às grandes veias próximas ao coração.


Esse sistema recolhe a linfa que nada mais é que um filtrado vindo do sangue ao passar pelos capilares em toda a periferia do nosso corpo.






Seu volume e composição variam segundo vários parâmetros como quantidade de proteína no sangue,alterações de pressão arterial entre outros.

Os traumatismos em geral predispõem também a seu acúmulo,como nos acidentes,processos inflamatórios  e evidentemente depois de cirurgias as quais sempre levam a uma grande alteração na anatomia e também na circulação linfática da área operada.








Há algumas discussões sobre a validade da drenagem linfática pós-operatória por alguns cirurgiões plásticos.O fato é que sem ela aumentam as chances de fibroses que são cicatrizes na gordura subcutânea,levando a algumas deformações,possíveis mesmo em cirurgias feitas com todo o rigor técnico!






Elas devem ser indicadas como complemento pós-operatório em todas as cirurgias plásticas,estéticas ou reparadoras,na face ou corpo.


As lipo-aspirações são as mais comuns.Toda a gordura não removida pode levar a inchaços e prolongados e consequentes retrações na pele com resultados às vezes sofríveis.



Nas plásticas de face e pálpebras também aceleram a definição de resultados assim como em plásticas de nariz,nesses evitando possíveis elevações do dorso que deformam e tornam-se motivo de uma segunda cirurgia para melhora da estética nasal.

Nas cirurgias de mama e abdômen ajudam ainda na diminuição da tensão sobre as cicatrizes,o que pode despertar o aparecimento de queloides.


Cada serviço tem um protocolo!



Em nossa clínica as drenagens começam na 1ª ou 2ª semanas para lipos face e pálpebras,na 3ª para mamas,4ª nos narizes e nos abdômens somente ao final do 2º mês.

Para outras cirurgias há sempre um protocolo próprio mas que segue uma ordem parecida.








Cintas,  sutiãs   e   faixas 









Também são necessárias na contensão do acúmulo de inchaços no dia-a-dia e agem como uma drenagem linfática a cada movimento.Complementam o  "refinamento" do procedimento cirúrgico na busca da última gota de linfa!






É isso aí,um abraço,
Mucio Porto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo(a) ao nosso blog. Sinta-se a vontade para comentar.