24 junho 2015

A pele negra e a abordagem estética.




A pele negra difere basicamente das peles mais claras pela intensidade do pigmento escuro, a melanina.Esse pigmento está presente em todas as peles,exceto nos albinos,pessoas com pele e pelos absolutamente claros e com grande facilidade de desenvolvimento do câncer de pele.
A melanina nos protege contra os nocivos raios ultra-violeta,responsáveis por tumores e o envelhecimento cutâneo precoce.Portanto na pele negra o aparecimento dessas duas entidades é muito menos intenso e mais retardado que nas mais claras.Além de mais melanina os negros geralmente apresentam uma derme mais espessa retardando também a percepção de linhas e sulcos de expressão. Outra característica é que suas camadas cutâneas estão fortemente unidas em uma estrutura rígida que a torna mais firme e resistente do que a pele branca, minimizando flacidez e celulite.
 A pele negra possui características fisiológicas que influem nos cuidados diários, bem como na realização de tratamentos cosméticos. É recomendada a higienização da face duas vezes ao dia, preferencialmente com sabonetes líquidos, evitando a formação de cravos e espinhas. O ressecamento da pele favorece o aparecimento de manchas mais claras,especialmente no corpo. Sua hidratação deve ser diária e banhos longos e excessivamente quentes não são recomendados, assim como o uso de buchas e outros “esfoliantes” que possam agredir a pele. 

Como existe um risco maior de desenvolvimento de manchas escuras em função de tratamentos cosméticos ou cirúrgicos, é preciso ter muito cuidado antes de realizar qualquer procedimento dermatológico.

  Apesar da concentração de melanina a pele negra não é totalmente protegida a ponto de dispensar o uso de filtros solares. Recomenda-se a utilização diária de produtos com FPS 15.Entretanto, a maior produção de melanina, apesar de proteger contra a radiação solar,mesmo com uso de fotoprotetores, aumenta a possibilidade de pigmentação, deixando a pele mais propensa a manchas quando submetida a cirurgias e traumas ou procedimentos estéticos.


Outro fato relevante é a possibilidade de formação de cicatrizes escuras,altas ou mesmo quelóides.Estes,mais temidos, são cicatrizes que paulatinamente vão ficando endurecidas,coçam e invadem as áreas adjacentes podendo mesmo a causar grandes deformações locais.Têm causa genética,nem sempre é previsível e apresentam aspectos diferentes em segmentos de uma mesma cicatriz.Os pacientes devem ser avisados da possibilidade de seu aparecimento e da dificuldade de tratamento.

Os tratamentos variam desde simples compressão e injeção de drogas específicas até correção cirúrgica e uso de radioterapias.Representam o grande vilão dos procedimentos e cirurgias estéticas e seu possível aparecimento deve ser exaustivamente discutido.

Em qualquer grupo humano,valorizar os traços e características raciais é o segredo de beleza para qualquer procedimento.Nas plásticas de pálpebras,face e especialmente nariz,todo o conjunto de traços deve ser respeitado.Uma pele mais espessa dificultará talvez uma melhor definição de resultados.Isso é especialmente verdade nas definições de pontas nasais,orelhas em abano e disposição da linha da mandíbula nas cirurgias faciais.

 
“Os ‘peelings’ ou esfoliações tanto químicos quanto a laser sempre foram indicados com muita cautela para a pele negra. Hoje a tecnologia e o desenvolvimento de novas máquinas os tornam seguros para esses pacientes, observando-se os cuidados após os procedimentos e sempre com o acompanhamento médico.

 Os ‘peelings’ químicos indicados são os superficiais e a depilação a laser deve ser feita com equipamentos específicos para a pele negra e bronzeada, que causam menor agressão.Atualmente estão sendo desenvolvidas novas tecnologias para uma abordagem mais segura e eficaz da pale negra.


Pele negra,branca,amarela.Pele de ser humano!Há diferenças de espessura e pigmento.Maior probabilidade de manchas e cicatrizes altas.Entretanto não há regras absolutas.Há características que devem ser do conhecimento do médico e do(a) paciente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo(a) ao nosso blog. Sinta-se a vontade para comentar.