07 maio 2012

DE OLHO NAS OLHEIRAS!!!


Nessa semana recebi uma paciente no consultório queixando-se de "olheiras".Ela já estava com os exames prontos e,segundo ela,decidida a não mais ser chamada de "Kung Fu Panda"!!!Segundo ela,sua mãe já tinha removido as bolsas palpebrais e portanto,"sua hora tinha chegado"!
Ao examiná-la,percebi que suas bolsas palpebrais não estavam tão evidentes a ponto de passar por uma cirurgia agora.



Na verdade ela tinha aquele "escurecimento" nas palpebras,especialmente as inferiores e a borda da órbita perceptível,formando um sulco entre a pálpebra e a face.




Quero aproveitar pra dissecar esse conceito de "olheiras".
Existem várias situações de alterações estéticas nas pálpebras,todas reunidas sob esse famoso e odiado rótulo.A mais comum delas é a pigmentação da pele.Há varias teorias prá explicá-las,desde uma pigmentação de fundo genético ou racial(é muito comum na Índia,Bangladesh e Paquistão),por exposição ao sol e gravidez até a um excesso de microvasos que facilitariam a deposição crônica de ferro na região.

A industria cosmética tem investido em clareadores que também podem ser manipulados em dosagens mais adequadas(o que eu prefiro!).


São indicados peelings ou descamações e mais recentemente tratamentos com lasers(gosto muito do de CO2 fracionado).


Em alguns casos a pigmentação é acentuada por excessos de pele o que nos leva a pensar numa plástica de pálpebras inferiores.


Outra situação em que temos "olheiras" são  as bolsas de gordura.Dependendo de nossa genética,elas "escorregam" sob os olhos formando os odiados volumes.Quando então há pele em excesso e bolsas como na ilustração acima,a correção é feita com um corte logo abaixo dos cílios,por onde são retiradas as bolsas e obviamente a pele.Quando só temos as bolsas,a retirada pode ser feita pelo lado de dentro da pálpebra inferior,na conjuntiva,utilizando-se um laser especial de CO2 ou gás carbônico,evitando-se cicatrizes.

Finalmente,"olheiras" são sulcos entre as pálpebras e a face:




Eles são na verdade a margem das órbitas,as cavidades no nosso crânio onde se alojam os olhos.Isso,como tudo em nossa vida é determinado por nossa carga genética.Também se acentua com o tempo pela queda dos tecidos faciais ou mesmo quando se perde muito peso!

Seu tratamento é sempre com preenchimentos.

Há muito tempo já se usa a gordura do próprio paciente mas a tendência são géis para uso em consultório.
Gosto muito do acido hialurônico.Seu nome é complicado mas seu uso é muito simples.Usamos um creme anestésico por 40 minutos.Em seguida injetamos o produto no sulco "moldando-o" para não haver uma supercorreção.Sua durabilidade é de 6 a 18 meses.

Tenho usado o "Juvederme Refine".Tem uma textura ideal pois não deixa volumes nem  alterações de coloração.






É claro que nem sempre as coisas são tão didáticas.O mais comum são as associações de alterações como no caso que recebi no consultório.



Podemos associar um peeling mais preenchimento,plástica de palpebras com laser fracionado de CO2 ou tudo junto.









O que não podemos é deixar de ter esses conceitos em mente e abordar as "olheiras" com a concentração a objetividade e a leveza de um verdadeiro guerreiro Kung Fu!









Um abraço,Mucio Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo(a) ao nosso blog. Sinta-se a vontade para comentar.